sexta-feira, 15 de abril de 2011

♔ Unhas

Kit manicure:
Os produtos necessários são simples. Em um "kit manicure" deve ter:

- lixa de unha
- alicate (para remover o excesso de cutícula)
- alicate para cortar unha ou tesoura
- espátula (para empurrar a cutícula)
- pauzinho de laranjeira (para limpar o esmalte)
- algodão
- removedor de esmaltes
- base de unha (pode-se optar por base fortalecedora)
- oléo secante ou spray secante
- creme hidrante (para retirar cutículas ou aquele que é usado nas mãos)
- esmaltes

 Dicas
•Explica que não se usa mais aqueles potes ou bacias cheios de água para deixar as mãos ou os pés mergulhados com o objetivo de amolecer a cutícula. "Usamos pedaços de algodão em cada dedo e umedecemos com água. É só deixar uns três minutos e pronto. Tem o mesmo efeito e é muito mais higiênico", ensina.

•Outra dica é nunca remover toda a cutícula das unhas, principalmente, porque elas são uma proteção. "Se aprofundar muito a cutícula você acaba abrindo as portas para a contaminação e, quanto mais se tira, mais cutícula se tem", diz. Por isso, o ideal é empurrar a cutícula com a espátula, sem machucar.
Para deixar a superfície das unhas uniforme, sem aquelas ondulações ou descamações, Mirian ensina a passar um pouco de óleo secante ou óleo de cravo (que fortalece, lubrifica e tem efeito fungicida) nas unhas - após a retirada do excesso de cutícula - e passar, levente, a parte mais fina da lixa sobre as unhas.

•Antes do esmalte é bom caprichar na base e passá-la em torno das unhas. "Passse a base uns dois milímetros no dedo. Isso facilita na remoção do excesso de esmalte", conta.

•Na hora de pintar as unhas, o ideal é dar duas demãos bem finas - esmalte suficiente no pincel para cobrir toda a unha - para ter um acabamento melhor, mais bonito e conseguir obter a cor exata do esmalte.

•Quando for retirar o esmalte, em especial cores escuras, para evitar que os dedos e unhas fiquem manchados, Mirian recomenda passar um pouco de óleo secante antes do removedor de esmaltes.
Cuidados
Use óleo de amêndoas, é excelente para hidratar, amaciar e proteger as cutículas e a pele em volta das unhas. Não corte as cutículas, elas protegem as unhas de infecções e micoses. O correto e aplicar um hidratante nas unhas, deixá-las de molho e depois empurrar as cutículas com uma
espátula. O jeito certo de passar esmalte é começando pelo centro, e depois partir para as laterais da unha. Para aumentar a durabilidade passe uma base incolor antes de aplicar o esmalte final. E é preferível passar duas camadas finas do que uma grossa. Nunca use acetona, pois ela resseca as unhas, dê preferencia aos removedores de esmalte oleosos.

Na hora de pintar
Mesmo com desenhos simples, é possível e se curvar à moda das unhas decoradas, que vem com tudo no próximo verão.
Ter paciência é o ingrediente principal, uma vez que a pressa significará imperfeição dos desenhos.
A imaginação também é um diferencial. Basta criatividade para fazer unhas decoradas exclusivas e bonitas.
Por se tratar de uma arte manual, há certa dificuldade em assimilar as dicas apenas com leitura, por isso indicamos dois vídeos do Youtube, de forma que você possa se tornar uma “artista” ao aprender com quem está realmente utilizando as técnicas para fazer unhas decoradas.

Crescimento das unhas
As unhas para muitas mulheres são algo de grande importância, sendo que isso pode ser confirmado quando uma mulher ao seu lado quebra a unha, é possível ver o desespero por ver sua unha que tanto tempo demorou para crescer quebrar rapidamente e muitas vezes de forma dolorida. As mulheres se preocupam muito com as unhas, procurando mantê-las sempre bem cuidada e hidratada através da aplicação diária de cremes hidratantes para a pele. Mas o que intriga muitas mulheres é como ter unhas fortes com um crescimento rápido? É óbvio que a sua unha não irá crescer de forma saudável caso você não tenha os cuidados devidos com as tais e se você tem o hábito de roer unhas.

Para um esmalte durar mais
Remova bem o excesso de esmalte do pincel, passando-o na boca do frasco. O melhor jeito de aplicar o esmalte escuro é começar pelo centro e depois aplicar nas laterais. Espalhe Base na unha e também nos cantos. Isso facilita a remoção e o acabamento. Na hora de lavar a louça ou fazer qualquer outro serviço doméstico, use luvas. E todo cuidado é pouco quando for abrir latas e vasilias.
Esmalte aplicado muito grosso levanta facilmente. Aplique sempre camadas finas.
Mantenha seus frascos bem fechados. Se o esmalte engrossar, dilua-o pingando algumas gotas de Extra-brilho no frasco.
Além disso, faça a seguinte manutenção: passe uma camada de Extra-brilho 3 a 4 dias após a primeira aplicação do esmalte. O brilho voltará e a cor parecerá recém-aplicada.

Roer as unhas
Mais do que um hábito constrangedor, roer unhas é um vício. Quando percebe, você já levou as mãos à boca e está fazendo dos dentes uma serrilha. As unhas são mastigadas com força e insistência. A pele em volta segue devorada, enquanto os dedos sofrem a pressão até não suportarem, respondendo com nesgas de sangue que vazam entre as cutículas estraçalhadas e até deixam vestígios nos lábios. Esse é o momento de parar , afirma a psicoterapeuta Maura de Albanesi, pós-graduada em terapia corporal. Os pacientes viciados em roer unhas só dão sossego às mãos quando elas sangram. Mas isso dura pouco: é só o tempo de finalizar a cicatrização para o ciclo recomeçar .

Ansiedade, angústia, falta de segurança e muita timidez são os sentimentos associados ao problema que, aliás, não precisa de terapia para ser corrigido. Segundo Maura, a força de vontade vale muito mais. Até hoje, nenhum paciente me procurou interessado em parar de roer as unhas, isso aparece como algo residual, como um sintoma de outras situações , diz.

Pintar as unhas de vermelho, no caso das mulheres, ou manter um chiclete na boca podem até servir como paliativos. Muitas pacientes também experimentam as unhas postiças na fase em que buscam conquistar mais segurança, porque a maioria rói até o esmalte

Unhas perfeitas
Tempo de retirada do Esmalte : Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o esmalte começa a descascar é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Antes de passar o esmalte, use uma base fortalecedora.
Acetona :Use acetona só uma vez por semana. Estes produtos, quando usados em excesso, ressecam as unhas que se tornam frágeis e quebradiças. É recomendado a utilização do removedor de esmaltes, pois geralmente é mais suave e resseca menos as unhas.
Limpeza :Limpar a parte de baixo das unhas com uma escovinha de cerdas macias.
Cutícula :O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente. O correto é amolecê-la, empurrá-la com a espátula e somente remover o excesso.
Como Lixar as Unhas : As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado, para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lixa, para retirar as impurezas e as células mortas.
Para o Esmalte durar mais Tempo :A dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha, logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidinho. Já para evitar as bolhas, faça as unhas em um local arejado, em uma temperatura confortável. Evite sol ou vento demais, pois são as variações de temperatura que levam a produção por água abaixo.
Para fortalecer as unhas :As unhas fracas e quebradiças são causadas, geralmente, por falta de vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio, desta forma procure equilibrar a sua dieta alimentar. Além disso, deve-se aplicar diariamente um creme hidratante, massageando as suas unhas com movimentos circulares. Sempre que possível deixe as suas mãos e unhas submersas por 30 minutos em azeite morno. Prefira os esmaltes que contém formol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário